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Redes Sociais: como usá-las no marketing digital!

É muito difícil imaginar a internet atual sem redes sociais. Elas existem aos montes, com diversos objetivos, propósitos, seguimentos e públicos. Elas estão tão integradas ao dia a dia da população que, hoje, são muito mais do que um meio de se relacionar e se tornaram algo a mais.

Hoje, são um meio de vender, comprar, impactar e trabalhar. Por isso, não chega a ser nenhuma surpresa a necessidade de toda marca estar presente nesses ambientes.

Redes Sociais. Como usá-las?

Muito da essência do que é o marketing digital teve origem no desenvolvimento das redes sociais.

A grande questão é: como usá-las?

Existem centenas de tipos diferentes, cada uma funcionando de um modo único e personalizado.  É essencial entender esses modelos antes de começar a trabalhar em cada uma delas.

Basicamente, todas as redes sociais seguem (no mínimo, mas não limitado) um dos 4 tipos de modelos existentes:

  • Relacionamento;
  • Entretenimento;
  • Nicho;
  • Profissionais.

Redes sociais de relacionamento

São as mais populares e as que mais fazem parte do nosso dia a dia. Cada uma possui suas próprias características de uso, mas todas servem para conectar pessoas e incentivar a criação de laços e compartilhamento de conteúdo.

Exemplos:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram.

Redes sociais de entretenimento

De certo modo, são parecidas com as de relacionamento no sentido de incentivar o compartilhamento de conteúdo. Contudo, mais do que conectar pessoas, prezam pela sua criação e, consequentemente, consumo desse conteúdo.

Exemplos:

  • Youtube;
  • Pinterest;
  • DailyMotion.

Redes sociais de nicho

São redes com um público que, apesar de ser menor, pode ser bem mais engajado. A grande diferença entre esse tipo de rede social e o de relacionamento esconde-se justamente nesse grau de segmentação.

Exemplos:

  • Behance;
  • Skoob;
  • DeviantArt.

 Redes sociais profissionais

Possui uma finalidade mais técnica e séria. Voltada para relacionamentos profissionais, seja ligando uma pessoa e uma empresa, duas empresas, ou até duas pessoas.

Exemplos:

  • Linkedin;
  • Viadeo;
  • Bebee.

Sacadas de utilização de redes sociais

Depois de entender a diferença entre os tipos de redes sociais, você precisa entender qual é a mais ideal para o seu negócio.

Vamos usar o Facebook como primeiro exemplo. É uma plataforma de uso maciço e só no Brasil, existem cerca de 140 milhões de usuários ativos.

Ainda assim, uma empresa com foco B2B talvez não encontre o seu público por lá ou, no mínimo, precisará de um trabalho bem mais detalhado e cuidadoso com anúncios e segmentações.

Agora, pense no Twitter. A rede é extremamente volátil e se atualiza em questão de segundos. Por isso, a relevância de qualquer postagem raramente passa de algumas horas. Não adianta ter um perfil, mas não estar pronto para realmente marcar presença.

Quem está no Twitter, deve estar preparado para postagens constantes, de temas diversos e sempre aproveitando o “assunto do momento” (pois é provável que dentro de alguns minutos esse mesmo assunto já será considerado “velho”).

Um terceiro exemplo válido é o Instagram, que tem como grande diferencial a postagem de fotos. As pessoas que usam essa rede não querem ver anúncios, querem ver fotos ou no máximo, vídeos curtos. Entender isso faz uma grande diferença para usar a plataforma.

Simplesmente duplicar o que foi feito para o Facebook pode ser bem prático (ainda mais com a integração entre ele e o Instagram), mas também um grande erro que pode afastar seguidores.

Isso porque, cada rede social tem o seu jeito correto de ser usada e um objetivo em comum de quem as usam.

Concluindo

A grande sacada é entender a melhor forma de se beneficiar disso, fazendo a sua marca “bombar” nesse meio.

Além disso, algumas ainda fornecem outras ferramentas que podem complementar as suas necessidades.

O trabalho de um profissional de marketing digital experiente serve justamente para entender o seu negócio, o seu público e como utilizar da melhor forma as redes sociais disponíveis.

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