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Dark Posts e as estratégias ocultas

Quem trabalha com marketing digital, já deve ter utilizado Dark Posts sem nem ao menos perceber o que estava fazendo. Calma, não quero que pareça que estava fazendo algo errado, mas talvez estivesse fazendo sem nenhuma estratégia específica para isso.

Dark Posts e estratégias de marketing digital

Mesmo que Dark Posts sejam extremamente úteis para algumas campanhas e segmentos, como tudo o que envolve a área também vão depender exclusivamente das estratégias em que são usadas.

Primeiro de tudo, é importante entender que o nome “Dark Post” é o nome de um conceito e não de uma categoria de postagem. É o nome de algo que você faz e, portanto, não espere encontrar esse termo em nenhum lugar do Facebook.

Essa nomenclatura teve origem entre os próprios profissionais de marketing digital e com o tempo, acabou se popularizando.

Mas afinal, o que são Dark Posts?

Apesar do nome soar um pouco sombrio, Dark Posts não são, nada mais nada menos, anúncios no Facebook. A grande diferença, é que elas são usadas apenas nos anúncios e permanecem ocultas no feed da fanpage da marca.

Desse modo, as pessoas que acessam essa página não poderão ver o anúncio e ele aparecerá apenas para o público escolhido na segmentação, em forma de “post patrocinado”.

Quando e por que usar Dark Posts?

Esse tipo de postagem é muito útil quando pensamos em alguns tipos de situações. A primeira é a mais simples: quantidade de postagens.

Imagine que você está trabalhando em uma campanha com vários anúncios diferentes divulgados ao mesmo tempo. O procedimento mais “tradicional” é realizar a postagem na página e depois transformá-la em um anúncio com segmentação de público.

Contudo, várias postagens seguidas (ou ao mesmo tempo) podem gerar uma sensação de cansaço no público, causando até “deslikes”. E isso, sem dúvida alguma, é algo que ninguém quer para sua própria página.

Sendo assim, uma das melhores opções é usar dark posts.

Com eles, será possível realizar todos os anúncios sem lotar sua fanpage.

A campanha será exibida normalmente para todas as pessoas que se enquadrem nos critérios de segmentação, mas permanecerá oculta para quem acessar a página.

O segundo motivo está diretamente ligado ao fator segmentação. Pense no exemplo de uma concessionária de carros populares que deseja entrar no mercado de carros de luxo. Para isso, ela deseja iniciar uma campanha de captação de leads interessados nesse segmento.

Como o principal público do estabelecimento não inclui esse tipo de lead, uma postagem tradicional trará muitos leads desqualificados.

Com dark posts, será possível exibir os anúncios para a segmentação desejada e manter a campanha “oculta” para o restante. Segmentar seu anúncio apenas para o tipo de público desejado, ou seja, obter captação de leads qualificados.

Concluindo:

A princípio, o nome pode soar como algo misterioso e complexo, mas a facilidade e possibilidades de uso tornam o Dark Post uma ferramenta essencial dentro das estratégias de marketing digital.

Saber o momento ideal para utilizar esse tipo de postagem pode ser o que definirá o sucesso ou o fracasso de uma campanha. Por isso, busque profissionais especializados em marketing digital para traçar estratégias que tirem proveito não só dessa, mas de todas as opções e ferramentas disponíveis dessa área.

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