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Bancos e marketing digital: o que eles têm em comum?

Quando falamos em marketing digital, muitas vezes esquecemos como esse segmento está diretamente ligado ao fator tecnologia. O mesmo ocorre com os bancos (instituições financeiras). Até porque, a forma como o público interage (e usa dinheiro) é cada vez mais digital.

bancos e marketing digital - o que eles tem em comum

Estudos mostram que 93% dos processos de compras acontecem somente depois do usuário fazer pesquisas e considerar outras opiniões na internet. No setor B2B, cerca de 60% dos processos de compra já começaram antes do primeiro contato com o setor de vendas do produto/serviço desejado.

Nada que seja de se estranhar quando consideramos que existem cerca de 70.5 milhões de pessoas acessando a internet ao menos uma vez por mês. Grande parte desses acessos ainda são provenientes de dispositivos móveis, como smartphones.

Mas afinal, o que isso tem a ver com bancos?

A resposta é simples: tudo! Seja uma padaria ou grandes instituições bancárias, cada vez mais as empresas se integram a novas soluções tecnológicas para se fazer presente perante o público.

Um jeito de exemplificar isso é a popularização de empresas como Nubank, que refletem plenamente o novo tipo de consumidor. Isso abalou o status quo dos demais bancos.  É só reparar os esforços para melhorar a qualidade e eficiência dos seus próprios serviços digitais (como o internet banking).

O que se percebe, é cada vez menos necessidade em se locomover fisicamente até agências bancárias. Solucionar problemas e efetuar transações, pagamentos, etc já são coisas que podem ser feitas pelo celular.

Mas afinal, o que isso tem a ver com marketing digital?

A resposta é simples: tudo! Nenhuma das ações citadas acima teria a menor efetividade sem o apoio e estrutura de estratégias de marketing digital eficientes.

O próprio Nubank fez uma revolução na forma de se comunicar com clientes e na forma de divulgar seus serviços. Com técnicas que incluiam desde remarketing até postagens customizadas para cada tipo de cliente.

Afinal, não dá para ofertar serviços digitais sem usar o marketing específico para esse ambiente. Esse novo padrão de consumo e tecnológico estão diretamente ligados a forma como as pessoas se relacionam com as empresas.

Elas querem mais do que uma ‘provedora de serviços’, elas querem uma parceira. Algo que possam depositar confiança. E por isso, o marketing digital é tão importante.

É ele que torna possível alcançar o público mais qualificado pela internet. Público que se já não estiver pronto para ser conquistado, está – no mínimo – de mente aberta para uma construção de relacionamento.

Concluindo

Hoje, é impossível ignorar as novas tecnologias na forma que você quer interagir com seu público ou até mesmo, na forma que você quer se fazer presente para ele.

Seja para aqueles que você já conquistou, quanto para aqueles que você ainda quer conquistar. Com isso em mente, é válido usar o exemplo de bancos, cada vez mais integradas aos novos hábitos de consumo.

No fim, o sucesso ou fracasso perante o público consumidor está diretamente associado à efetividade das suas estratégias de marketing digital.

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