Marketing Digital de Resultados

Mais fortes do que NUNCA

A relação entre as mídias digitais e a greve dos caminhoneiros

A onda de protestos começou em um grupo de WhatsApp que, a princípio, era só para a manter a comunicação sobre as rodovias.

Primeiro, vamos ao que ocasionou a greve, devido aos desvios de verba e aos maus investimentos realizado pelos gestores da Petrobras, o prejuízo da empresa chegou aos R$ 446 milhões de reais em 2017.

Esse fato fez com que, como medida para a recuperação da empresa, fosse adotada a dolarização do preço dos combustíveis vendidos em território nacional.

As redes sociais e a greve dos caminhoneiros

Democratizou-se o discurso e os movimentos políticos com a ascensão das redes sociais, o momento que vivemos prova isso, pois só após o início dos protestos que os representantes sindicais foram procurar os caminhoneiros. O fato do movimento surgir dos caminhoneiros e não dos sindicatos é algo que seria improvável sem o uso das redes sociais.

A população se torna cada vez mais politizada, pois é possível visualizar todos os movimentos e seus participantes através de qualquer dispositivo móvel. Isso, por si só, já é um incentivo para aqueles sem engajamento político.

Além, é claro, das organizações que surgem em meios aos protestos e se mantêm ativas por meio das redes sociais. Um forte exemplo é o MBL (Movimento Brasil Livre), o qual mantém o relacionamento com os simpatizantes através do marketing digital de conteúdo.

Como tudo, as redes sociais também têm o seu lado negativo, o repasse em massa de Fake News é amplo. Assim, fica difícil reconhecer a veracidade de informações compartilhadas que, muitas vezes, servem só para difundir o medo e o pânico à população.

 

Consequências

Com o impedimento do fluxo de caminhões, a escassez de recursos já atingiu postos de gasolina, fábricas e supermercados. Sem os caminhões não há abastecimento e nem escoamento de mercadorias no Brasil. Nosso país ainda utiliza, quase unicamente, esse meio retrógrado de transporte.

Conclusão:

O meio digital está cada vez mais forte e interferindo de forma direta no âmbito político e social. Em ano de eleições essa é uma ótima notícia, pois demostra a consciência política dos cidadãos. Após os protestos pró impeachment, não houve protestos tão significativos como o que está acontecendo.

Movimentos que surgem de forma descentralizada, como o dos caminhoneiros autônomos, conseguem alcançar proporções enormes com o uso das redes sociais.

Com o marketing digital também é assim, empresas pequenas conseguem atingir amplas proporções em suas vendas e faturamento. Mas, é claro, isso acontece quando há um planejamento adequado.

Agora que já sabe a relevância das redes sociais no meio político, confira o nosso artigo sobre as Fake News e seu impacto no marketing digital para ampliar o seu conhecimento no assunto.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unic Digital 2018 | Todos os direitos reservados